terça-feira, 22 de janeiro de 2008

ENTREVISTA À BANDA BRUTAL DEATH MORTUORY - HOLGUÍN - CUBA


A seguinte entrevista foi feita por Artur Guss (Gag on my Cock) e Lord Baphomet (Sagrada Blasfêmia e Neverchrist), em colaboração ao Zine cubano TURBULENCIA. A entrevista original em espanhol pode ser vista no link:

http://turbulenciazinecuba.blogspot.com/

-Quando a banda foi formada e qual a proposta da mesma?

Saudações Thiago, quem te responde é Rubén, baixista e líder da banda. A formação da Mortuory remonta lá por 2003, mas havia pouca experiência musical, faltavam estudo, madurês e recursos, e não tínhamos nada disso. Quando debutamos em 2006, já com tudo bem pensado, tivemos que fazer algumas mudanças, mas creio que valeram à pena! Quanto à proposta, no começo a idéia era fazer Grind/ Gore com todos seus ingredientes: baixo distorcido, riffs curtos e bélicos, mas não podemos chegar a isso por varios aspectos. depois de debutar, começamos a fazer Brutal Death, mas sempre mantendo a idéia inicial. Sempre estivemos trabalhando para chegar ao que realmente queremos. Atualmente estamos fazendo algo que chamamos Porno-Brutal-Death-Grind-Gore.

-A formação é a mesma da original ou sofreu mudanças?

Entre as mudanças que te disse se incluem as de formação. De 2003 a 2006 decidimos trocar vocal e bajista por várias questões. Em 2006 debutamos, eu tive que passar da guitarra pro baixo, buscamos um guitarrista convidado para que nos ajudasse até que aparecesse um fixo, na outra guitarra está Yixan que vem comigo desde o começo, pouco antes do debut se uniu a nós o vocal Yoannis, que sustituiu ao inicial e é ele que tem se mantido até o momento. Depois de não muito tempo, une-se a nós Alex A.D, da banda Jeffrey Dahmer como guitarrista oficial da banda. A bateria é eletrônica, e isso é algo que trataremos de resolver. Esta é a formação atual e a qual pensamos manter!

-Quais as principais influências para a Mortuory? Quais as bandas brasileiras que conhecen e apóiam?

As influências da banda vêm de muito longe, da cena européia, especificamente da cena Tcheca. Esses loucos são mestres nesses gêneros extremos. Da cena brasileira escutei muito pouco, como Krisiun, realmente não se conhece muito por aqui! Espero no futuro conhecer algo mais com tua ajuda.

-Qual é a proposta (Idéias) das letras e quem as escreve?

A proposta das letras é o tema sexual, o sexo em todo seu expoente, mas juntando algo da temática Gore. Isto é em essência o nosso trabalho! Por outra parte, as letras até o momento, fui eu quem escrevi, mas a frente, passarei esse trabalho ao Vocal, já que ele sabe o que a banda almeja.

-Quem deu o nome à banda e qual o seu significado?

A idéia foi do antigo vocalista, que nunca chegou a atuar na banda. Ele fez a proposta e todos aceitamos. A palavra em inglês realmente é Mortuary, mas fizemos essa mudança por uo para um melhor som. Pouco tempo depois, soubemos que existiu no México uma banda que se chamou Mortuary, assim sendo, o nosso nome ficou bem, já que não é o mesmo, ainda que sabemos que a palavra em inglês signifique Depósitos de Cadáveres, Mortuory é algo de nós mesmos. Não existe outro!!

-Fale-nos sobre a cena de Cuba: Shows, estrutura, estúdios, e sobre os shows que têm feito.

A cena cubana é muito boa, há grandes bandas, tais como Combat Noise, Jeffrey Dahmer, Escape, Grinder Carnage, Ancestor entre outras muitíssimas mais, de Alternativo até Brutal Death, há muito bons Fanzines que se encarregam da promoção da cena nacional e internacional! Posso mencionar alguns, como Scriptorium, Grinder, El punto ge, Demacrated, Turbulencia entre outros, que por falta de recursos materiais deixaram de existir, tal como Suffering. O público em geral é Headbanger e nos apóia. Contamos com cerca de 9 festivais em várias cidades e o festival internacional Caimán Rock, na capital do país. Com tudo o que te disse, pensarás que isto é o máximo e o melhor! Pois, não brother!! Aqui os meios de difusão, como radio, TV, jornais… não te apóian, às gravadoras o rock não importa! Atualmente se fundou a Agência Cubana do Rock, mas disto nem te direi, pois é só um nome. Só formam parte dela 6 bandas da capital. Mortuory esteve em três festivais nacionais, dois edições do Metal HG que é em nossa província, e no Festival de Metal Extremo no centro del país. Os demais shows foram normais, com outras bandas nacionais. Também participamos nas Rockmerias, evento inserido nas tradicionais Romarias de Maio aqui na minha cidade, este con caráter internacional.

-Sua primeira Demo: Quando foi gravada e como? O resultado foi satisfatório ou o que poderia ser mudado em sua opinião?

Esta primeira Demo gravamos com Omar (Subtle Death e Turbulencia zine), o grabamos em seu computador, com recursos muito escassos e muita inexperiência, já que nunca havíamos feito nenhum trabalho desse. A Demo cumpriu seu papel que era dar uma idéia ao público, do que é a Mortuory. Meu critério é que somos melhores ao vivo, pois há coisas que se fazem ao vivo que não se fazem em gravações. Esta Demo foi gravada em Dezembro de 2006, já há cerca de 1 ano, mas logo pensamos em gravar outro, mas com mais calma e melhores condições, paraconseguir uma melhor sonoridade. Essa nova gravação vai estarmais perto do que realmente queremos! serão todos temas novos.

-Vocês já tiveram algum show fora de Cuba, (Se tiveram, fale-nos sobre)?

Fora do país?! Nem sonhando brother, isso é um pesadelo! sair de Cuba é mais difícil que viajar à Lua!! Não sei por que será, mas creio que 2 ou 3 bandas cubanas viajaram ao exterior. A nós nos encantaria tocar para outro público, com outras bandas, para ver que tan distantes estamos com relação à cena internacional.

-Quais as bandas de seu país que recomendariam aos brasileiros?

De Cuba, recomendaria aos brasileiros e ao resto do mundo, à parte das já mencionadas bandas, também estão Zeus, Tendencia, Hipnosis, Mephisto, Chlover entre outras muitíssimas mais. Para mais informação podem visitar o site do Metal cubano www.cuba-metal.com

-Agradecemos à sua paciência para nos responder a essas perguntas. Deixamos esse espaço para que deixem seus futuros planos e comentários finais!!

Nós os agradecemos por todo o apoio, especialmente a ti Thiago, que está fazendo mais por Mortuory que muitíssimas pessoas aqui em Cuba. Estamos ansiosos por ter a compilação que estás fazendo e, claro, nossa Demo com seu trabalho, tudo isto está em suas mãos. Por outra parte estamos loucos para começar a gravar o novo Demo, pelos demais, muito ensaio e apresentações. Esperamos breve ter-te aqui com sua banda Neverchrist. Saudações à toda a cena underground brasileira, da parte da Mortuory.

Contato:

Rubén Reyes Cancell

Calle 36 No. 5 - A

Entre 15 y Carlos Hidalgo.

Los Lirios. Alcides Pino.

Holguín, 80100

Cuba.

mortuorydeath.cuba@gmail.com

http://www.myspace.com/mortuoryband

Nenhum comentário: